O benefício social Auxílio Brasil voltou a ser chamado de Bolsa Família, e terá como parcela mínima o valor de R$600. Os pagamentos referentes ao ano de 2023 começaram em 18 de janeiro.
Inclusão de novas famílias
Conforme as regras, o Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema de dados usado pelo governo federal para fazer a inclusão ou exclusão de pessoas em programas de auxílio financeiro, como o Auxílio Brasil. Para aderir ao referido benefício, um dos principais requisitos é estar devidamente cadastrado no CadÚnico.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família 2023
O Ministério da Cidadania divulgou o calendário do Bolsa Família 2023, cujos dias de saque, em cada mês, do próximo ano, dependem do último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
Bolsa Família (Imagem: Divulgação)
Veja as datas de pagamento do benefício para beneficiários com NIS terminado em 8 em 2023:
- 24 de fevereiro
- 29 de março
- 26 de abril
- 29 de maio
- 28 de junho
- 27 de julho
- 29 de agosto
- 27 de setembro
- 27 de outubro
- 28 de novembro
- 20 de dezembro
Como consultar Bolsa Família 2023?
Há diversas formas de consultar as informações e os valores referentes ao Programa Bolsa Família, anteriormente denominado Programa Auxílio Brasil. Tanto pelo telefone, quanto pelos canais digitais de comunicação.
Informações via Telefone
- O beneficiário do programa Auxílio Brasil pode ligar no número de telefone 121, que é do Ministério da Cidadania, para saber se ele tem o direito de receber o benefício social em determinado mês. Além disso, em caso positivo, é possível saber o valor que será pago.
- É possível ainda obter maiores informações sobre o benefício social diretamente na Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal – CEF, por meio do número de telefone 111.
Informações via Aplicativos
- Por meio do aplicativo Auxílio Brasil, que está disponível para download de forma gratuita nos dispositivos móveis cujo sistema operacional é o Android e/ou o iOS, é possível fazer o login utilizando a senha do aplicativo Caixa Tem. Se não tiver, basta fazer um cadastro
- Por meio do aplicativo Caixa Tem, podem ser consultadas informações sobre o benefício social em si, como por exemplo, o saldo e o pagamento das parcelas.