Trabalho voluntário enriquece o currículo? Entenda

Se você já realizou algum trabalho voluntário e ficou se perguntando se a experiência poderia ajudá-lo a conseguir o emprego dos seus sonhos, a resposta é sim! A maioria das empresas valorizam profissionais que já se envolveram em algum tipo de voluntariado porque essa participação ajuda as pessoas a desenvolverem competência que são muito importantes para a vida corporativa.

São exemplos:

Anúncio

1)  Proatividade

Se você se dedicou a ajudar alguma causa, isso mostra que você está disposto a trabalhar de forma proativa e engajada. Ambas são qualidades muito valorizadas dentro de empresas e mostram o tipo de profissional que você é.

2) Trabalho em equipe

Publicidade

Grande parte dos serviços voluntários envolve o trabalho em equipe e ao participar de uma atividade deste tipo você mostra que sabe cooperar com outras pessoas. E, mesmo que você não seja uma pessoa que normalmente trabalha em grupos, essa função pode te ajudar a desenvolver essa competência!

-> Clique aqui e conheça um software de recrutamento e seleção online que irá te ajudar a encontrar o emprego ideal.

Anúncio

3) Comunicação

Além de desenvolver as habilidades de trabalho em equipe, o voluntariado também aprimora a forma como você se comunica com outras pessoas. Seja com os responsáveis pela organização, com outras pessoas envolvidas no projeto ou até mesmo com possíveis clientes, o voluntariado ajuda a desenvolver a sua comunicação!

Publicidade

4) Integridade

Um profissional disposto a trabalhar voluntariamente mostra que é íntegro e sente o desejo de ajudar ao próximo. A ética e a moral são muito valorizadas em qualquer emprego!

Anúncio

5) Liderança

Mesmo que você não seja o responsável pela atividade, é muito comum que os voluntários precisem assumir papéis de liderança e tomar decisões sob pressão. Aproveite o aprendizado e pense que, no futuro, isso pode ser importante para que você se torne líder ou gerente de uma equipe.

Anúncio

Essas são apenas algumas das competências que você pode desenvolver ao realizar algum tipo de trabalho voluntário. Além disso, uma grande vantagem é que além de ajudar o próximo, você também investe no seu futuro como profissional. Os departamentos de Recursos Humanos em empresas geralmente dão preferência aos profissionais que já realizaram algum tipo de trabalho profissional justamente pelo desenvolvimento dessas habilidades.

E, na hora de conseguir experiência, qualquer trabalho voluntário conta! Escolha o que mais combina com você e siga o seu coração: você pode trabalhar com crianças, idosos, comunidades carentes, centros de educação ou culturais, enfim. São diversas opções para ajudar o próximo!

E como se odos esses benefícios não bastassem, o trabalho voluntário também pode ser uma ótima alternativa ao desemprego. Mesmo que ele não seja remunerado, você garante que não deixará de aprender e crescer profissionalmente enquanto não consegue retornar ao ambiente de trabalho, garantindo que o seu currículo não ficará em branco.

Ao destacar a experiência no seu currículo, é importante que você escreva sobre tudo o que aprendeu durante o voluntariado, destacando sempre as competências que podem ser úteis no ambiente de trabalho. Fale sobre suas realizações e projetos durante o trabalho e o que ajudou a construir a sua imagem como profissional.

Também é imprescindível que, ao final do voluntariado, você peça para os responsáveis escreverem cartas de recomendação que destaquem suas qualidades mais importantes. Essas indicações podem ser úteis na hora de escrever uma boa carta de apresentação.

Agora que você já sabe de todos os benefícios de realizar um trabalho voluntário e como incluir essa experiência no seu currículo, que tal encontrar o serviço certo para você? Para isso, conte com as redes sociais e os seus contatos para conhecer novos projetos e organizações que trabalham para uma causa. Tenha a certeza de que essa atividade fará maravilhas por sua vida pessoal e profissional!

Você já fez algum trabalho voluntário e conseguiu um emprego por causa disso? Conte para a gente no espaço abaixo!

Sair da versão mobile