MEC anunciou corte de verbas para Universidades com baixo desempenho acadêmico

O Ministério da Educação (MEC) anunciou em entrevista ao jornal Estado de São Paulo; cortes às universidades que não apresentarem “desempenho acadêmico esperado”; e que promovam eventos com “balbúrdia” em suas instalações.

Universidades com repasses reduzidos

De acordo com o ministro Weintraub, três universidades já tiveram repasses reduzidos: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Anúncio

Ainda segundo ele, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, estaria sob avaliação. O antecessor de Weintraub no MEC, Ricardo Vélez Rodríguez, lecionou na UFJF e convidou vários de seus colaboradores na universidade para cargos no ministério.

Ainda conforme o Ministro, “Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”, continuou Weintraub. Os critérios de avaliação, porém, ainda não foram informados.
Para o Ministro, instituições de ensino estariam permitido que aconteçam em suas instalações eventos políticos; manifestações partidárias ou festas inadequadas ao meio universitário. “A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, salientou.

Ao longo da entrevista,  o ministro disse não se tratar de uma “lei da mordaça” nas universidades, e que a liberdade de expressão de alunos e professores não será ferida. Ele afirmou ainda que todos “têm logicamente o direito de se expressar”, desde que o desempenho acadêmico esteja bom.

Publicidade

Versão das Universidades

Reinaldo Centoducatte, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); alegou que a entidade ainda não recebeu informações oficiais do MEC, Ministério da Educação.

Disponível em <//oglobo.globo.com/sociedade/mec-vai-cortar-verba-de-universidades-que-tiverem-baixo-desempenho-fizerem-balburdia-23631766> <Acesso em 30 de abril de 2019>

Anúncio
Sair da versão mobile