Unicamp aprova mudanças para o Vestibular 2020

Unicamp aprova mudanças para o Vestibular 2020, conforme decisão, as provas da segunda fase passarão a ser realizadas em dois dias, ao invés de três, como é atualmente.

Vestibulares 2019-2 e 2020

Unicamp Portas Abertas

O novo formato será aplicado a partir da edição deste ano do Vestibular, cujas inscrições serão realizadas a partir de agosto de 2019. Não haverá mudanças em relação à prova da primeira fase.

Com o novo modelo, houve adequação das provas e os estudantes passarão, na segunda fase, a fazer as provas das disciplinas relacionadas com a área do curso escolhido. No entanto, serão obrigatórias a todos os candidatos as provas de Língua Portuguesa, Matemática e algumas questões interdisciplinares; incluindo a disciplina de Inglês, que volta a estar presente na segunda fase.

A Redação está mantida na segunda etapa, com duas propostas; mas passa a exigir a produção de apenas um texto, invés de dois.

Objetivo

O novo formato foi proposto com vistas a aprimorar a seleção dos candidatos já aprovados na primeira fase; de modo a melhor contemplar as especificidades da grande área de conhecimento do curso escolhido. De acordo com informações do coordenador executivo da Comvest, professor José Alves de Freitas Neto, “O ensino médio mudou muito em 32 anos, desde que a Unicamp criou seu vestibular próprio e a Universidade precisa acompanhar essas mudanças”.

Viabilidade

As discussões para elaboração da proposta de mudança aprovada tiveram início em novembro do ano passado; quando foi formado um Grupo de Trabalho (GT) para estudar o assunto. Os integrantes discutiram a viabilidade, a pertinência e os possíveis impactos das mudanças sugeridas, em várias reuniões.

Vestibular Unicamp 2020

Os dois dias de provas da segunda fase terão uma hora a mais, passando de quatro para cinco horas em cada dia.

No primeiro dia, além da Redação, os estudantes terão questões comuns obrigatórias a todos os candidatos; independentemente do curso escolhido:

-Oito questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;

-Duas questões interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Inglês e ciências da natureza e ciências humanas.

A prova de Redação continuará apresentando duas propostas de escrita, mas o candidato deverá escolher uma delas para produzir seu texto.

No segundo dia, todos os estudantes farão seis questões obrigatórias de Matemática e quatro questões interdisciplinares; sendo duas envolvendo disciplinas de ciências humanas e duas envolvendo disciplinas de ciências da natureza. Além disso, cada estudante fará mais 12 questões específicas da área do curso escolhido (conforme figuras abaixo).

Cada curso atribuirá às provas os pesos específicos ao perfil do estudante desejado, que poderão variar entre 1 e 3. Mantém-se o critério de que o candidato é desclassificado se zerar em alguma das provas.

Descrição das provas da segunda fase, a partir do Vestibular Unicamp 2020:

Formas de Ingresso na Unicamp

Abaixo as formas de ingresso na Universidade de Campinas:

-20% do total das vagas pela modalidade Enem-Unicamp;
-Vagas, sem vestibular, pela modalidade Vagas Olímpicas, a partir do desempenho em olimpíadas científicas e competições de conhecimento;
-Cotas étnico-raciais no Vestibular Unicamp e no Enem-Unicamp, com reserva de 25% das vagas disponíveis para candidatos autodeclarados pretos e pardos;
-Vestibular Indígena;
-Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis), para estudantes da rede pública de Campinas.

Fonte Unicamp

 

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.