UFRGS 2018: Inscrições Refugiados

UFRGS 2018: Inscrições Refugiados
5 (100%) 1 vote

UFRGS 2018: Inscrições Refugiados edital para ingresso de Pessoas em Situação de Refúgio; com 32 vagas suplementares reservadas em 19 cursos de graduação.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas de  hoje 4 de dezembro até o dia 12 de dezembro; através de abertura de processo administrativo no Protocolo Geral da UFRGS (Av. Paulo Gama, nº 110, Prédio Anexo I da Reitoria – Campus Centro).

Poderão concorrer às vagas os candidatos que sejam portadores de documentação comprobatória emitida pelo Comitê Nacional para Refugiados (CONARE); e que tiverem o ensino médio completo ou seu equivalente. A documentação completa pode ser consultada no edital.

O concurso contará, conforme a indicação da Comissão de Graduação de cada curso; com um ou mais critérios de seleção estabelecidos: prova escrita, prova prática, entrevista ou carta de intenções.

Processo Seletivo

O processo seletivo ocorrerá entre os dias 3 a 12 de janeiro de 2018.

Os aprovados iniciarão as atividades acadêmicas após a apresentação do certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros – Celpe-Bras. Quem não possuir o certificado deverá ingressar no Programa de Português para Estrangeiros (PPE), e; após o comprovado domínio da Língua Portuguesa, em até dois semestres, frequentarão normalmente os cursos.

Objetivo do Programa

De acordo com a UFRGS, o objetivo deste programa é oportunizar aos refugiados a retomada da trajetória acadêmica interrompida, estimulando uma maior integração com a sociedade brasileira e uma vida melhor no país; como falou o pró-reitor de Graduação Vladimir Pinheiro do Nascimento durante a cerimônia de assinatura do edital no Salão Nobre da Reitoria, na tarde de hoje.

 

0 comments… add one

Leave a Comment