Questão modelo Enem envolvendo letra da música Alagados.

Questão modelo Enem envolvendo letra da música Alagados.
Avalie esta postagem

(FATEC/2016.2)
A música Alagados, composta por Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro faz parte do repertório da banda Os Paralamas do Sucesso.
Todo dia,
O sol da manhã vem lhes desafiar
Traz do sonho pro mundo
Quem já não o queria
Palafitas, trapiches, farrapos
Filhos da mesma agonia
E a cidade,
Que tem braços abertos num cartão postal
Com os punhos fechados
Da vida real
Lhes nega oportunidades
Mostra a face dura do mal
Alagados
Trenchtown
Favela da maré
A esperança não vem do mar
Nem das antenas de TV
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em que
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em que
Alagados

A letra da música cita algumas comunidades carentes. Alagados é uma favela de palafitas, em Salvador, Bahia. Trenchtown, uma das maiores favelas da cidade de Kingston, capital da Jamaica. A Favela da Maré, na verdade, designa um bairro formado por um conjunto de mais de 15 favelas na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
Podemos concluir, corretamente, que a letra da música retrata a
A) bucólica vida nas comunidades carentes mencionadas, onde as pessoas não param de sonhar com uma palafita ou mesmo um barraco em Trenchtown.
B) adequada qualidade de vida dos moradores das comunidades carentes mencionadas, proporcionada pelas autoridades citadinas.
C) precária condição de vida dos moradores das comunidades carentes citadas e a dificuldade de alcançar melhores condições de vida.
D) transformação das comunidades carentes citadas em pontos turísticos e a consequente aparição das favelas em cartões postais.
E) esperança de uma vida melhor, que pode ser alcançada por um simples banho de mar ou ao assistir programas de TV.

Resolução:
A leitura da letra da música revela a precária qualidade de vida dos moradores das favelas citadas. São locais em que uma parcela muito expressiva da população vive sem as condições mínimas de saneamento básico, em muitos casos sem água tratada, isso sem considerar a paupérrima estrutura educacional, que acaba contribuindo para um baixíssimo nível sociocultural o que traz reflexo direto no tipo de emprego conseguido pelos habitantes.
Resp.: C

Veja também:
Questão do Enem sobre conflitos em terras indígenas.

0 comments… add one

Leave a Comment