Questão modelo Enem aborda as caravelas.

Questão modelo Enem aborda as caravelas.
5 (100%) 1 vote

(FATEC/2013)As caravelas foram um grande avanço tecnológico no final do século XV. Graças a elas, foi possível realizar viagens de longa distância de forma eficiente. Centenas de homens embarcaram nas caravelas dos descobrimentos. Alguns buscavam enriquecimento rápido, outros, oportunidade de difundir a fé em Cristo. Estes homens eram atraídos pela aventura, porém as surpresas nem sempre eram agradáveis. Nas embarcações, proliferavam doenças e a alimentação era precária.
(Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2012, p.22-25. Adaptado)
Sobre a época descrita no texto e considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que as viagens nas caravelas
A) foram realizadas no contexto da expansão do mercantilismo europeu, visando também à ampliação do catolicismo.
B) não pretendiam descobrir novos territórios, apenas estabelecer rotas para aventureiros e marginalizados da sociedade.
C) tinham como principal objetivo retirar as populações muçulmanas da Península Ibérica, após as Guerras de Reconquista.
D) eram feitas em condições precárias, pois eram clandestinas, ou seja, eram realizadas sem o consentimento das Coroas europeias.
E) não ocorriam em condições apropriadas, embora a maior parte dos tripulantes das caravelas pertencesse à nobreza feudal.

Resolução:
As alternativas são bastante exclusivas, de modo que uma leitura atenta do enunciado permite chegar à resposta sem problemas.
Os dois fatores que mais contribuíram para as Grandes Navegações foram: necessidade de novos mercados e ampliação do catolicismo (“espírito cruzado”).
Resp.: A

Veja também:
Questão comentada sobre Mercantilismo.

0 comments… add one

Leave a Comment