Questão comentada sobre Platão, da UEL

Avalie esta postagem

(UEL/2013) Leia o texto a seguir.
Tudo isso ela [Diotima] me ensinava, quando sobre as questões de amor [eros] discorria, e uma vez ela me perguntou:
– que pensas, ó Sócrates, ser o motivo desse amor e desse desejo? A natureza mortal procura, na medida do possível, ser sempre e ficar imortal. E ela só pode assim, através da geração, porque sempre deixa um outro ser novo em lugar do
velho; pois é nisso que se diz que cada espécie animal vive e é a mesma. É em virtude da imortalidade que a todo ser esse zelo e esse amor acompanham.
(Adaptado de: PLATÃO. O Banquete. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p.38-39. Coleção Os Pensadores.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o amor em Platão, assinale a alternativa correta.
A) A aspiração humana de procriação, inspirada por Eros, restringe-se ao corpo e à busca da beleza física.
B) O eros limita-se a provocar os instintos irrefletidos e vulgares, uma vez que atende à mera satisfação dos apetites sensuais.
C) O eros físico representa a vontade de conservação da espécie, e o espiritual, a ânsia de eternização por obras que
perdurarão na memória.
D) O ser humano é idêntico e constante nas diversas fases da vida, por isso sua identidade iguala-se à dos deuses.
E) Os seres humanos, como criação dos deuses, seguem a lei dos seres infinitos, o que lhes permite eternidade.

RESOLUÇÃO (BANCA ELABORADA DE PROVAS DA UEL) 
Incorreta. A procriação não se limita ao corpo e à beleza física, mas estende-se ao espiritual e à busca de eternização por meio de obras e feitos que serão lembrados.
b) Incorreta. A atenção de eros não se limita aos instintos e à satisfação dos apetites. Eros ama o bem, pois amar é desejar que o bem nos pertença sempre. Desse modo, eros inspira o desejo de honra e de eternização através de feitos e obras que perdurarão na memória. No entanto, eros cria igualmente, nos corpos, o desejo sensual para que haja procriação. A procriação de seres especificamente iguais, ainda que distintos individualmente, é o caminho para
os seres mortais se conservarem imortais.
c) Correta. O amor representa uma atividade espiritual criadora, mas eros também é desejo – carência em busca de plenitude. Eros deseja tudo que é belo e aspira conhecer tudo. O belo nas coisas corporais reside na perfeição,
harmonia, proporção e simetria das figuras. O belo nas almas reside na perfeição de suas ações, discursos e pensamentos.
O desejo de honra é efeito de eros, pois fornece aos homens a ânsia por eternizar-se através de façanhas e obras que serão recordadas.
d) Incorreta. Os seres humanos são conscientes das constantes mudanças físicas e espirituais ao longo da vida. Somente o divino é eternamente idêntico a si próprio. Para os seres humanos, da mesma maneira que o corpo muda, o espírito também muda.
e) Incorreta. Mesmo que os seres humanos sejam criações dos deuses, como seres finitos, seguem leis das criaturas finitas, não leis dos seres infinitos.

VEJA TAMBÉM:
Questão sobre filosofia, da ESPM 2014.
Questão sobre ética, da Unicamp 2016

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.