Questão comentada sobre alergias, do IFNMG

Questão comentada sobre alergias, do IFNMG
Avalie esta postagem

Confira questão sobre alergia, do IFNMG

(IFNMG/2012) As reações alérgicas ou “alergias” ocorrem quando determinada substância irritante (alérgeno) entra em contato com nosso organismo, provocando os sintomas como o inchaço local, se for na conjuntiva dos olhos; se a substância for ingerida, pode causar alergia estomacal com diarreias e vômitos; e, se for inalada, pode provocar espirros e coriza. Mas se o alérgeno entrar na corrente sanguínea, a reação anafilática pode ter grande amplitude, sendo chamada de choque anafilático, com sintomas como taquicardia, queda da pressão arterial, inchaço na glote, diarreias e vômitos. O choque pode levar à morte
e deve ser tratado imediatamente.
Com base no trecho acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que indica as células responsáveis por esse mecanismo e as suas respectivas funções nos tecidos que se encontram:
A) Macrófagos – realiza a fagocitose de partículas e corpos estranhos no organismo.
B) Mastócitos – produz e libera a histamina, que é uma substância vasodilatadora e a heparina, que é uma substância anticoagulante.
C) Plasmócitos – produz as imunoglobulinas, que constituem os anticorpos que participam dos mecanismos de defesa contra substâncias estranhas ou microrganismos que penetram nos tecidos.
D) Linfócitos – presentes no sangue, atuam na produção de anticorpos, destroem células anormais como as cancerosas e atuam na imunidade do organismo.

Resolução:
As reações alérgicas são decorrentes de uma liberação em grande quantidade de histamina, uma substância com efeito vasodilatador. As células responsáveis pela liberação dessa substância são os mastócitos, que também liberam a heparina, uma substância com efeito anticoagulante.
Resp.: B

Veja também:
Questão sobre alergia, do Enem.

0 Comentários… add one

Deixe um Comentário