MEC define as regras do Fies 2019

MEC define as regras do Fies 2019
5 (100%) 1 vote[s]

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (09) as regras e o cronograma do primeiro processo seletivo de 2019 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Cronograma do Fies 2019/1

De acordo com o edital do Fies 2019, somente haverá uma chamada regular. Poderá ser feita lista de espera apenas para o Fies.

A previsão é que sejam ofertadas mais de 100 mil vagas na primeira edição de 2019. As oportunidades que sobrarem serão disponibilizadas no segundo semestre. Comparativamente, em 2018, também foram ofertadas 100 mil vagas, sendo 80 mil no primeiro semestre.

Como se inscrever no Fies 2019/1

Para participar de qualquer um dos programas (Fies ou P-Fies), é necessário ter feito as provas do Enem em alguma edição a partir de 2010 e ter obtido média geral acima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

O candidato pode escolher até três opções de cursos, indicando ordem de preferência.

Confira abaixo as diferenças dos financiamentos:

Fies

Estudantes devem comprovar renda per capita de até 3 salários mínimos, ou seja, R$ 2.994. O financiamento não tem juros.

P-Fies

Candidatos com renda de até 5 salários mínimos, ou seja, R$ 4.990. As condições de financiamento são estabelecidas de acordo com o agente financeiro. Os financiamentos serão concedidos prioritariamente para esses candidatos, nessa ordem:

I – candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
II – candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
III – candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
IV – candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado

Cronograma do Fies 2019

  • Inscrições: 05 a 12 de fevereiro
  • Resultado: 18 de fevereiro
  • Complementação das inscrições: 19 a 25 de fevereiro
  • Inscrição na lista de espera (Fies): 20 de fevereiro a 31 de março. A modalidade P-Fies não possui lista de espera.
  • Resultado do Fies e P-Fies 2019: 25 de fevereiro
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.