Estão abertas as inscrições para o Encceja 2018

Estão abertas as inscrições para o Encceja 2018
5 (100%) 1 vote

Os estudantes com 15 anos e que ainda não terminaram o ensino fundamental e aqueles com 18 anos que não terminaram o ensino médio poderão, até dia 27 de abril; se inscrever para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018.

As inscrições poderão ser realizadas neste endereço (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial)

No ato da inscrição, entre outras coisas, será necessário informar um e-mail válido, número do CPF e indicar a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal responsável pela certificação. Veja outros detalhes no Edital do Encceja 2018.

Material de estudo Encceja

Dicas de preparação para o dia do Encceja

Justificativa de Ausência

Caso o estudante se inscreva no Ecceja 2018, não compareça para a realização das provas e quiser participar do exame em 2019, ele deverá justificar sua ausência antes da inscrição.

O participante que não explicar sua ausência no prazo previsto não ficará impedido de realizar o exame em 2019, mas terá que reembolsar o governo nos custos da prova. A taxa inicialmente prevista é de R$ 45.

Gabaritos e Provas

Elas serão realizadas no dia 5 de agosto, compostas por quatro provas objetivas, com 30 questões cada, além de uma redação. As provas serão aplicadas em dois turnos: das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

Os candidatos para o ensino fundamental responderão questões de Ciências Naturais e Matemática pela manhã. No período da tarde será a vez das questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio as provas do matutino serão de Ciências da Natureza e Matemática. No vespertino as questões serão sobre as disciplinas de Linguagens e Códigos e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Resultados

Os gabaritos serão divulgados até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Encceja. Já os resultados individuais poderão ser conferidos diretamente na Página do Participante, em data a ser divulgada.

Os candidatos que desejarem podem se inscrever tanto no Encceja quanto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Se atingir as notas mínimas nos dois exames, poderá participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para o Enem, as inscrições estarão abertas entre os dias 7 e 18 de maio e as provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro.

 

Certificação X Declaração de proficiência

De acordo com o Inep, os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos:

-A certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação;

-Declaração parcial de proficiência, para o candidato que obtiver a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Acesse outras informações referentes ao Encceja.

0 Comentários… add one

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.