Quanto tempo se leva para passar em concurso público?

Quanto tempo se leva para passar em concurso público?
5 (100%) 1 vote

É comum os concurseiros buscarem a resposta para essa pergunta. Então: quanto tempo se leva para passar em um concurso público? Saiba que diversos fatores podem influenciar o tempo de aprovação, por isso é quase impossível definir com certeza quanto tempo você levaria para passar, até porque cada pessoa tem seu ritmo.

Porém, muitos estudiosos pesquisam o tempo ideal de aprovação em um concurso. Assim, podem fazer recomendações adequadas para uma pessoa se preparar corretamente e passar no tempo certo. Neste artigo vamos falar mais sobre isso para ajudar você a otimizar seu tempo e conseguir atingir seu objetivo.

Então, quanto tempo se leva para passar em um concurso público?

Saiba como passar em concurso público em pouco tempo e saia na frente da concorrência.

Quando se trata de medir o tempo que cada um leva para se preparar e passar em um concurso, diversas variáveis devem ser consideradas. Por exemplo, nível de preparação inicial, ou seja, quanto a pessoa já sabe sobre determinados assuntos. Caso tenha mais facilidade em raciocínio lógico não precisará dispor de tanto tempo para estudar esse assunto, apenas relembrar, e isso já facilita o processo de preparação.

As outras variáveis são: número de candidatos inscritos por vaga, nível de exigência da banca examinadora do concurso escolhido, facilidade de aprendizagem do participante, tempo disponível para estudo, e por fim o estabelecimento de metas realistas.

Tudo isso é importante para definir quanto tempo uma pessoa vai levar para passar em um concurso. Porém, existem pesquisas que falam sobre a média de tempo de acordo com algumas dessas variáveis, uma delas é:

De acordo com a área escolhida

Especialistas acreditam que existe uma média de tempo de estudo de acordo com a área que você escolher, vamos ver:

Área Fiscal: O tempo médio é de mais ou menos 2 anos de estudo. Porém o tempo mínimo indicado é de 1 ano devido à grande variedade de conteúdos que estão contidos nesse grande área. Mas também existem relatos de pessoas que conseguiram passar em alguns meses.

Área Jurídica: Os concursos mais importantes exigem um tempo de três anos de experiência na área para começar a atuação em si. Isso é chamado de “prática jurídica” pelos estudiosos da área. Por esse motivo essa é basicamente a área que mais demanda tempo e esforço para passar na prova.

Área Política: Os estudiosos não indicam um tempo ideal para essa área, e afirmam que isso depende apenas do candidato e das disciplinas abordadas no concurso para estimar o tempo que é preciso para passar.

Área Bancária: Esse é o concurso que exige uma menor demanda de tempo do que as outras áreas, mas acredita-se que isso ocorre devido ao fato de que as seleções ocorrem com mais frequência e a quantidade de vagas é bastante considerável. Por isso, torna-se mais rápido passar em um concurso nessa área.

Tribunais: Por ser a área mais procurada e mais concorrida do serviço público, acaba que a variedade do público é tão grande que fica difícil quantificar o tempo que demora para atingir a aprovação. Por isso, muita gente com características diferentes se inscrevem para esse tipo concurso. Portanto, essa variável é muito irregular.

Plano de estudo para concurso

Apesar de toda essas variações de tempo, muitos candidatos optam por realizar planos de estudo para otimizar seu tempo e atingir o objetivo de maneira mais rápida. Todo passo que você der deve ser planejado para que você tenha um bom aproveitamento no concurso.

Mas como criar um planejamento de estudos? Bom, o primeiro passo é identificar o tempo que você tem para estudar, isso deve ser feito de forma realista. Você pode estudar pela manhã, à tarde ou à noite? Quantas horas por dia? Tem todo o material de estudo disponível? Onde pretende estudar, em casa, na biblioteca, com um grupo de amigos, pagar por um curso preparatório para concursos? É importante ter tudo isso em mente no processo de estudo para um concurso público.

Depois dessas definições, é hora de montar um cronograma de conteúdos. Decida por qual disciplina vai começar a estudar: língua portuguesa, matemática, etc. Logo em seguida, você precisa selecionar um material de qualidade que atenda a bibliografia da prova descrita no edital do concurso.

Caso precise de ajuda para montar seu planejamento, basta dar uma olhada no YouTube, muitas pessoas fornecem dicas de como otimizar seu tempo de maneira eficaz. Lá você encontra vídeos bem explicativos para ajudar você com a difícil tarefa de passar em concurso público.

Conclusão

Por fim, esperamos ter ajudado você sobre essa dúvida de quanto tempo se leva para passar em um concurso público. Saiba que passar em um concurso público é uma missão desafiadora, mas não é impossível. Se você estudar o suficiente e se manter atualizado com toda certeza obterá aprovação no concurso que quiser. Portanto, seja persistente e não desista!

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.