Questão do dia, de Sociologia: Diversidade Cultural. Confira.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

(UFPA/2013) Sobre patrimônio material e imaterial no Brasil, é correto afirmar: 
A) As práticas e expressões culturais, para serem consideradas como bens imateriais, devem apresentar associação entre os objetos, artefatos e os lugares onde são desenvolvidos.
B) O Palacete Pinho, o Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi e o Complexo do Ver-o-Peso são considerados como patrimônio imateriais do Brasil por resguardarem a memória dos povos indígenas. 
C) Os recursos naturais são bens culturais de patrimônio imaterial, por isso é grande o risco de desaparecerem, caso não sejam preservados por políticas sociais. 
D) O Ofício das Baianas de Acarajé agrega diferentes classes socioeconômicas, promovendo a equidade e a justiça social, e é caracterizado apenas como patrimônio material. 
E) Os bens materiais têm que apresentar uma prática cultural regular tal como ocorre, por exemplo, com o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com o complexo cultural do Bumba meu Boi do Maranhão e com a Roda de Capoeira.

Resolução:
São denominados de bens imateriais aqueles relacionados ao saber, ao modo de ser das pessoas, as práticas culturais de um povo, desde que associados aos bens materiais do local em que são desenvolvidos. Já os bens materiais referem-se aos produtos provenientes do trabalho humano, como artefatos e construções. 
Resp.: A

Veja ainda:



0 comentários:

Postar um comentário