Abstenção do Enem 2011 foi de 27,6%

domingo, 23 de outubro de 2011

Dos 5.367.092 inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, 1.481.317 não realizaram o exame - ou seja, 27,6% dos inscritos. No ano passado, a média da abstenção foi de 28%.

O Distrito Federal teve a maior porcentagem de faltosos, foram 34,12% dos inscritos. Em seguida, aparece o Amazonas, com 32,86% de candidatos ausentes. As provas foram aplicadas ontem (22) e hoje (23).

Por meio de nota, o MEC informou que os cadernos das provas serão disponibilizados na segunda-feira (24), sem especificar o horário. Ainda de acordo com a nota, os gabaritos oficiais serão divulgados na quarta-feira (26) - anteriormente, o MEC havia prometido as respostas para terça-feira.

Enem 2011 - Índice de Abstenção

UF % de faltosos
Acre 22,78
Alagoas 23,61
Amazonas 32,86
Amapá 27,46
Bahia 32,41
Ceará 26,14
Distrito Federal 34,12
Espírito Santo 28,72
Goiás 28,77
Maranhão 24,19
Minas Gerais 27,39
Mato Grosso do Sul 28,52
Mato Grosso 29,65
Pará 26,03
Paraíba 22,94
Pernambuco 27,11
Piauí 21,24
Paraná 25,33
Rio de Janeiro 25,58
Rio Grande do Norte 24,70
Rondônia 26,51
Roraima 32,43
Rio Grande do Sul 27,16
Santa Catarina 22,41
Sergipe 28,03
São Paulo 29,99
Tocantins 27,62
Total 27,64

Enem 2011: divulgado o índice de abstenção

O Mec divulgou há pouco o índice de abstenção do Enem 2011, considerando os dois dias de prova: foi de 26,4%.

Isso significa que do total de 5,3 milhões de inscritos, cerca de 1.400.000 estudantes não compareceram às provas.

O gabarito do 1º e do 2º dia de provas pode ser verificado no site http://vestibulandoweb.com.br .

Veja ainda:
- Inscrições para UFES podem ser feitas até dia 25 de outubro.

Enem 2011: confira questão que abordou a "velhice" na prova de Linguagens

O tema da velhice foi o objeto de brilhantes filósofos ao longo dos tempos. Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A arte do envelhecimento. Cícero nota, primeiramente, que todas as idades têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta para um paradoxo da humanidade. Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos. Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos em um estado de melancolia e amargura. Ler as palavras de Cícero sobre envelhecimento pode ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo.
NOGUEIRA, P. Saúde & Bem-Estar Antienvelhecimento. Época 25 abr, 2009.
O autor discute problemas relacionados ao envelhecimento, apresentando argumentos que levam a inferir que seu objetivo é
A) esclarecer que a velhice é inevitável.
B) contar fatos sobre a arte de envelhecer.
C) defender a ideia de que a velhice é desagradável.
D) influenciar o leitor para que lute contra o envelhecimento.
E) mostrar às pessoas que é possível aceitar, sem angústia, o envelhecimento.

Resolução:
Ao comentar a obra de Cícero, o autor mostra que é possível ver a chegada da velhice como uma comemoração das coisas realizadas na vida, minimizando, assim, as angústias e melancolias que podem surgir com a idade avançada.
Resp.: E

VestibulandoWeb divulga gabarito da prova do Enem desse domingo

Confira o gabarito do  2º dia da prova do Enem, realizada neste domingo.

Confira aqui.

Veja ainda:
- Datas de inscrição e de provas vestibulares das principais universidades do país.

Enem 2011 cobra questão sobre escala. Confira.

Sabe-se que a distância real, em linha reta, de uma cidade A, localizada no Estado de São Paulo, a uma cidade B localizada no Estado de Alagoas, é igual a 2000 km. Um estudante, ao analisar um mapa, verificou com sua régua que a distância entre essas duas cidades, A e B, era de 8 cm. Os dados nos indicam que o mapa observado pelo estudante está na escala de
a) 1: 250
b) 1: 25 000
c) 1 : 25 000 000
d) 1: 2 500
e) 1: 250 000

Resolução:
Mais uma questão muito simples na prova de matemática. Apenas transformação de unidade e uma conta bastante simples.
Transformando os 200 km em cm, temos 200 000 000cm. Logo, a escala está na razão de 8cm: 2000 000 000 cm, o que corresponde a 1: 25 000 000
Resp: C

Enem 2011 traz questão envolvendo ideia de proximidade de números. Confira.

O dono de uma oficina mecânica precisa de um pistão das partes do motor, de 68 mm de diâmetro, para o conserto de um carro. Para conseguir um, esse dono vai até um ferro velho e lá encontra pistões com diâmetros iguais a 68,21 mm; 68,102 mm; 68,001mm; 68,02mm e 68,012mm.  Para colocar o pistão no motor que está sendo consertado, o dono da oficina terá que adquirir aquele que tenha o diâmetro mais próximo do que precisa.
Nessa condição, o dono da oficina deverá comprar o pistão de diâmetro
a) 68,21 mm
b) 68,102 mm
c) 68,001 mm
d) 68,02 mm
e) 68,012 mm

Resolução:
Trata-se de uma questão extremamente simples. O pistão que apresenta o diâmetro mais próximo do necessário (68 mm) é aquele que possui diâmetro de 68,001 mm.
Resp.: C

Enem 2011:prova de matemática traz questão envolvendo transformação de medidas. Confira

Um mecânico de uma equipe de corrida necessita que as seguintes medidas realizadas em um carro sejam obtidas em metros.
a) distância a entre os eixos dianteiro e traseiro.
b) altura b entre o solo e o encosto do piloto











Ao optar pelas medidas a e b, em metros, obtêm-se, respectivamente:
a) 0,23 e 0,16
b) 2,3 e 1,6
c) 23 e 16
d) 230 e 160
e) 2300 e 1600

Resolução:
Para cada medida bastava o candidato lembrar de que em 1 metro há 100 centímetros e 1000 milímetros. Aliás, os prefixos centi e mili indicam exatamente isso.
Logo, 2300 mm correspondem a 2,3 m , enquanto 160 cm correspondem a 1,6 m.
Resp.: B

Enem 2011: mais três candidatos são eliminados por usarem o Twitter durante a prova neste segundo dia

Três candidatos foram eliminados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (23) por usarem o Twitter, pelo celular, durante as provas.

Segundo o MEC, os estudantes são das cidades de Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Parauapebas (PA).

No primeiro dia de provas, neste sábado (22), oito candidatos foram eliminados pelo mesmo motivo. Eles eram das cidades de Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André, no ABC.

Segundo o edital do Enem, é proibido usar aparelhos emissores e receptores de mensagens. "O participante deverá guardar, antes do início das provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados no item anterior, sob pena de eliminação", diz o edital.

Tema da Redação do Enem 2011

O tema proposto para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 foi “Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado”. Como ponto de partida para os candidatos realizarem a dissertação, a prova oferecia dois extratos de texto jornalísticos publicados na imprensa e uma tirinha.


Os candidatos receberam bem o assunto, uma vez que o uso da internet e mais especificamente as redes sociais vêm crescendo a cada dia.


Além da redação, uma das primeiras perguntas da prova de Linguagens era sobre como funcionam as amizades no mundo virtual. Havia um gráfico com as vantagens e desvantagens das amizades recíprocas ou de um sentido só (quando a pessoa apenas segue alguém na internet) e um texto de apresentação que também apresentava informações que podiam ajudar os candidatos a escrever o texto.

Enem 2011 cobra questão sobre epidemiologia. Confira.

Disponível em: www.anvisa.gov.br
O mapa mostra a área de ocorrência da malária no mundo. Considerando-se sua distribuição na América do Sul, a malária pode ser classificada como
A) endemia, pois se concentra em uma área geográfica restrita desse continente.
B) peste, já que ocorre nas regiões mais quentes do continente.
C) epidemia, já que ocorre na maior parte do continente.
D) surto, pois apresenta ocorrência em áreas pequenas.
E) pandemia, pois ocorre em todo o continente.

Resolução:
A malária é uma doença que está sempre presente em uma região do continente, o que caracteriza uma endemia, o que difere de uma epidemia, quando a doença atinge um grande número de casos em um curto intervalo de tempo.
Resp.: A

Enem 2011 cobra questão envolvendo nutriente limítrofe em uma situação de eutrofização. Confira.

A eutrofização é um processo em que rios, lagos e mares adquirem nível altos de nutrientes, especialmente fosfatos e nitratos, provocando posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição. Os nutrientes são assimilados pelos produtores primários e o crescimento desses é controlado pelo nutriente limítrofe, que é o elemento menos disponível em relação à abundância necessária à sobrevivência dos organismos vivos. O ciclo representado na figura seguinte reflete a dinâmica dos nutrientes em um lago.


SPIRO, T.G.; STIGLIANI, W.M. Química Ambiental. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008 (adaptado).
A análise da água de um lago que recebe a descarga de águas residuais provenientes de lavouras adubadas revelou as concentrações dos elementos carbono (21,2 mol/L), nitrogênio (1,2 mol/L) e fósforo (0,2 mol/L). Nessas condições, o nutriente limítrofe é
A) C.
B) N.
C) P.
D) CO2.
E) PO43-.

Resolução:
Uma análise direta das concentrações encontradas 21,2: 1,2:0,2 nos revela que a concentração de nitrogênio é apenas 6 vezes maior que a de fósforo (o necessário é 16) e que a concentração de C está 17,6 vezes maior que a de nitrogênio (21,2 / 1,2 = 17,6), enquanto que essa proporção é de apenas 6,6 (106 / 16 = 6,6). Logo, está o nitrogênio está em concentração aquém da necessária, sendo o nutriente limítrofe.
Resp.: B

Enem 2011 cobra questão sobre duplicação do DNA. Confira.

Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é o material genético.
No artigo em Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A.J.F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que
A) a replicação do DNA é semiconservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.
B) a replicação do DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.
C) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
D) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
E) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

Resolução:
A duplicação do DNA é semiconservativa. Durante o processo de replicação, ocorre ruptura das ligações de hidrogênio existentes entre as bases dos dois filamentos da molécula e, junto à cada filamento velho, forma-se um novo filamento.
Assim, cada molécula-filha de DNA é formada por um filamento velho e por um filamento recém-sintetizado.
Resp.: C

UniEvangélica continua recebendo inscrições para vestibular 2012

As inscrições para o vestibular 2012 da UniEvangélica (Anápolis; Ceres e  Goianésia / GO) podem ser feitas até o dia 11 de novembro, pela internet, ou presencialmente até o dia 14 de novembro.

Taxa de inscrição: R$150,00 para Medicina/ R$80,00 para Arquitetura e Urbanismo/ R$60,00 para demais cursos de graduação na modalidade Bacharelado/ R$30,00 para os cursos de graduação na modalidade Tecnólogo.

Provas: Dia 20 de novembro.

Veja ainda:
- Datas de inscrição e de provas vestibulares das principais universidades.
- UERR 2012: Inscrições até 24 de outubro.

Enem 2011 cobra efeito da caiação sobre troncos de árvores. Confira.

A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina micro-organismos benéficos para a árvore.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr 2010 (adaptado)
A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de
A) difusão, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica.
B) osmose, pois a cal retira água do microambiente, tornando-o inviável ao desenvolvimento de micro-organismos.
C) oxidação, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos do microambiente.
D) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente.
E) vaporização, pois a cal facilita a volatilização da água para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente.

Resolução:
A suspensão aplicada ao tronco das árvores é hipertônica em relação a eles; assim, ocorre perda de água do microambiente para a cal, processo conhecido como osmose. Como a água é essencial à sobrevivência dos organismos, o ambiente torna-se inviável à existência de vida.
Resp.: B

Enem 2011 cobra questão sobre controle biológico. Confira.

O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas do algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichograma sp., introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura.
A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichograma sp consiste na
A) introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater.
B) introdução de um gene letal nas borboletas, a fim de diminuir o número de indivíduos.
C) competição entre a borboleta e a microvespa para obtenção de recursos.
D) modificação do ambiente para selecionar indivíduos melhor adaptados.
E) aplicação de inseticidas a fim de diminuir o número de indivíduos que se deseja combater.

Resolução:
O enunciado deixa claro que a que os embriões da vespa atuam como parasitas, nutrindo-se das reservas nutritivas dos ovos das borboletas, o que impede o desenvolvimento das larvas da referida borboleta.
Resp.: A

Enem 2011 cobra questão sobre vacina para HPV. Confira a questão e a resolução.

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.
Disponível em: htpp://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun 2011.
O benefício da utilização dessa vacina é que as pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da
A) alta concentração de macrófagos.
B) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.
C) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.
D) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.
E) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

Resolução:
Uma vacina contém antígenos (mortos ou atenuados). Ao ser inoculado no organismo humano, estimula a produção de anticorpos (resposta primária) e a formação de células de memória, que protegerão o organismo em futuras infecções, com a produção de grande quantidade de anticorpos em curto espaço de tempo (resposta secundária).
Resp.: E

Enem 2011 cobra questão envolvendo a produção da farinha de mandioca. Confira.

Para evitar o desmatamento da Mata Atlântica nos arredores da cidade de Amargosa, no Recôncavo da Bahia, o Ibama tem atuado no sentido de fiscalizar, entre outras, as pequenas propriedades rurais que dependem da lenha proveniente das matas para a produção da farinha de mandioca, produto típico da região.
Com isso, pequenos produtores procuram alternativas como o gás de cozinha, o que encarece a farinha.

Uma alternativa viável, em curto prazo, para os produtores de farinha em Amargosa, que não cause danos à Mata Atlântica nem encareça o produto é a
A) construção, nas pequenas propriedades, de grandes fornos elétricos para torrar a mandioca.
B) plantação, em suas propriedades, de árvores para serem utilizadas na produção de lenha.
C) permissão, por parte do Ibama, da exploração da Mata Atlântica apenas pelos pequenos produtores.
D) construção de biodigestores, para a produção de gás combustível a partir de resíduos orgânicos da região.
E) coleta de carvão de regiões mais distantes, onde existe menor intensidade de fiscalização do Ibama.

Resolução:
A melhor opção é a construção de biodigestores, aparelhos fechados hermeticamente onde ocorre fermentação da matéria orgânica, com produção de gases, principalmente o metano (CH4), que pode ser usado como combustível. Além disso, há produção de um efluente líquido que pode ser usado como fertilizante.
Resp.: D

Enem 2011 cobra questão sobre importância das hemácias. Confira

A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.
Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).
A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar
A) febre alta e constante
B) redução da imunidade
C) aumento da pressão arterial
D) quadro de leucemia profunda
E) problemas no transporte de oxigênio

Resolução:
As hemácias são células anucleadas que possuem em seu interior a hemoglobina, uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos.
Resp.: E

Unincor recebe inscrições para vestibular 2012

A Universidade do Vale do Rio Verde (Unincor) com campus em Três Corações, Caxambu, São Gonçalo do Sapucaí, Betim e Belo Horizonte, está com inscrições abertas para o vestibular 2012.

As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 16 de novembro.

Taxa de inscrição:
- Seleção por prova: R$35,00
- Seleção pelo Enem: R$25,00
- Seleção por prova + Enem : R$40,00

Provas: Dia 27 de novembro, às 9h.

Veja ainda:
- UFES recebe inscrições para vestibular 2012 até 25 de outubro.

Unime (Lauro de Freitas / BA) recebe inscrições para vestibular 2012

As inscrições para o vestibular 2012 da Unime, em Lauro de Freitas (BA) podem ser feitas até o dia 28 de outubro, pela internet, ou presencialmente.

Provas: Dia 30 de outubro, às 14h.
A prova será composta por 40 questões de múltipla escolha + 1 redação.

Para maiores informações, acesse o edital.


Veja ainda:
- Resolução da prova de Física da Fuvest 2009 - 1ª fase.
- Saiba mais sobre os diversos tipos de formação profissional.
- Conheça mais sobre o curso de Engenharia da Mobilidade.
- Mackenzie recebe inscrições para o vestibular 2012.

Enem 2011 cobra questão sobre cadeia alimentar. Confira.

Prova Azul - Questão 47
Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

Suponha que, em cena anterior à representada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de
A) produtor e consumidor primário
B) consumidor primário e consumidor secundário
C) consumidor secundário e consumidor terciário
D) consumidor terciário e produtor
E) consumidor secundário e consumidor primário.


Resolução:
Ao se alimentar de frutas, o homem atua como consumidor primário. Logo, o tigre, ao se alimentar do homem, comporta-se como consumidor secundário, enquanto o abutre, ao se alimentar do tigre, comporta-se como consumidor terciário.
Resp.: C

 
 
 

Participar deste Blog

Últimos comentários...