(UFMG/2002) Analise este gráfico, em que está representada a flutuação do número de indivíduos de determinada população característica da região do cerrado mineiro:
Da análise desse gráfico, pode-se concluir que se trata de uma população de:
a) peixes que se reproduzem quando existem fortes correntezas.
b) répteis cujas crias dependem de ambiente seco.
c) ervas com fotoperíodo de dias curtos.
d) insetos cuja eclosão dos ovos depende de noites frias.
Resolução:
A análise do gráfico nos mostra que a população cresce no durante o verão e cai no no inverno. Como se trata de uma população do cerrado mineiro, temos o verão como a estação chuvosa e o inverno como a estação seca. Logo, a opção A pode representar tal população (peixes que se reproduzem quando existem fortes correntezas).
Na opção B o erro está em afirmar que a população se reproduz no inverno (é no verão);
Na opção C o erro está em afirmar que se trata de ervas com fotoperíodo de dias curtos (não dá para afirmar, visto que não foi dado o fotoperíodo crítico)
Na opção C o erro aparece quando se fala em eclosão de ovos dependente de noites frias (a população está aumentando no verão).
Resp.: A