Prazo de cadastro no SiSU termina amanhã

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010



O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) tem 472.379 candidatos às 29.240 vagas em 51 instituições de ensino superior na segunda etapa de inscrição de 2010. O balanço é das 18h30 desta sexta-feira (19). Os interessados devem fazer a inscrição até sábado (20), pelo site do sistema.

Podem participar deste processo seletivo os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009 e não se inscreveram na primeira etapa do Sisu, realizada entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, ou que se inscreveram, mas não foram selecionados. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, das 6h às 23h59.

Os candidatos não selecionados na primeira etapa e que desejam candidatar-se novamente às vagas devem efetuar nova inscrição no sistema, escolhendo uma opção de curso e instituição. É possível optar pelo mesmo curso da primeira etapa. Também podem se inscrever os estudantes que não participaram da primeira etapa.

- Unigranrio aceita nota do Enem em substituição ao vestibular
- Unifei abre inscrições para 2º processo seletivo de admissão de 2010
- Uerj publica edital de isenção de taxa para o vestibular 2011

O resultado dos aprovados na segunda etapa será divulgado no dia 22 de fevereiro. O sistema terá ainda uma terceira etapa de inscrições, que ocorrem de 1º a 3 de março.

Como se inscrever
Para concorrer, é preciso preencher ficha pela internet, no horário das 6h às 23h59, informando seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso.

No site é possível consultar as graduações oferecidas (na opção "Vagas"). O estudante deve escolher apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que deseja concorrer.

Diariamente, o sistema fornecerá as notas de corte de cada curso, baseadas nas inscrições do dia anterior. Assim, o candidato poderá verificar se tem a pontuação necessária para ingressar no curso desejado. Caso não tenha, pode tentar outras opções de graduação, mudando a inscrição.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. A nota final pode variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas.

Senha

O candidato que cadastrou sua senha no Sisu na primeira etapa deverá utilizá-la novamente na segunda etapa. Os estudantes que se inscreveram no processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos) também poderão utilizar a mesma senha cadastrada na inscrição para o programa. Em ambos os casos, se o estudante não recordar sua senha, poderá recuperá-la pelo sistema.

Critérios de desempate

Assim como na primeira etapa, será adotado como primeiro critério de desempate as notas obtidas pelos candidatos nas provas de redação. Em seguida, serão consideradas as notas de cada uma das provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias).

Veja outras informações no site do Sisu.

0 comentários:

Postar um comentário